Os índios - No Brasil colônia - Os primeiros habitantes, os índios, deram pouca contribuição a não ser os movimentos rústicos naturais tais como nadar, correr atra´s da caça, lançar, e o arco e flecha. Na suas tradições incluem-se as danças, cada uma com significado diferente: homenageando o sol, a lua, os Deuses da guerra e da paz, os casamentos etc. Entre os jogos incluem-se as lutas, a peteca, a corrida de troncos entre outras que não foram absorvidas pelos colonizadores. Sabe-se que os índios não eram muito fortes e não se adaptavam ao trabalho escravo.
Os negros e a capoeira - Sabe-se que vieram para o Brasil para o trabalho escravo e as fugas para os Quilombos os obrigava a lutar sem armas contra os capitães-do-mato, homens a mando dos senhores de engenho que entravam mato a dentro para recapturar os escravos. Com o instinto natural, os negros descobriram ser o próprio corpo uma arma poderosa e o elemento surpresa. A inspiração veio da observação da briga dos animais e das raízes culturais africanas. O nome capoeira veio do mato onde entrincheiravam-se para treinar.
"Um estranho jogo de corpo dos escravos desferindo coices e marradas, como se fossem verdadeiros animais indomáveis". São algumas das citações de capitães-do-mato e comandantes de expedições descritas nos poucos alfarrábios que restaram. Rui Barbosa mandou queimar tudo relacionado à escravidão.
Brasil Império - Em 1851 a lei de n.º 630 inclui a ginástica nos currículos escolares. Embora Rui Barbosa não quisesse que o povo soubesse da história dos negros, preconizava a obrigatoriedade da Educação Física nas escolas primárias de secundárias praticada 4 vezes por semana durante 30 minutos.
Brasil República - Essa foi uma época onde começou a profissionalização da Educação Física. As políticas públicas - Até os anos 60 o processo ficou limitado ao desenvolvimento das estruturas organizacionais e administrativas específicas tais como: Divisão de Educação Física e o Conselho Nacional de Desportos.
Os anos 70, marcado pela ditadura militar, a Educação Física era usada, não para fins educativos, mas de propaganda do governo sendo todos os ramos e níveis de ensino voltada para os esportes de alto rendimento.
"O governo federal brasileiro distribui gratuitamente nas escolas no período de 1971 à 1978, nove milhões de exemplares de uma Revista de História em Quadrinhos que recebeu o nome de DEDINHO em homenagem ao Departamento de Desporto e Educação Física, o DED, criado em 1970 para substituir a Divisão de Educação Física (DEF). Tal departamento ficou subordinado ao Ministério da Educação e Cultura (MEC) e recebeu uma grande missão que foi a de construir uma “mentalidade desportiva no país”. Para tanto, os agentes governamentais criaram uma Campanha Nacional de Esclarecimento Desportivo (CNED) onde foram produzidos vários impressos para diferentes segmentos da sociedade e elegeram o suporte de histórias em quadrinhos como o principal veículo para difundir suas idéias sobre o Esporte e a Educação Física na escola, como afirma o seu idealizador . A facilidade de motivar essa faixa etária (7 a 14 anos) a praticar esporte foi uma das justificativas para se fazer tamanho investimento. A idéia principal era incentivar a prática esportiva através de explicações adaptadas para a população infantil. Uma forma encontrada para facilitar o entendimento dos aspectos técnicos e táticos do esporte foi a “cartilha desportiva”. Uma outra justificativa que reforçou a adoção das cartilhas desportivas foi o entendimento de que a criança poderia levar a população adulta a praticar mais tarde. Assim sendo, as revistas eram confeccionadas para um público infantil (indicação que consta da contra-capa), mas tinham interesse em atingir também o público adulto. Dessa maneira, segundo as intenções de seus autores as crianças foram fins e ao mesmo tempo meios para incentivar a prática esportiva em vários segmentos da sociedade." Joelcio Fernandes Pinto
Nos anos 80 a Educação Física vive uma crise existencial à procura de propósitos voltados à sociedade. No esporte de alto rendimento a mudança nas estruturas de poder e os incentivos fiscais deram origem aos patrocínios e empresas podendo contratar atletas funcionários fazendo surgir uma boa geração de campeões das equipes Atlântica Boa Vista, Bradesco, Pirelli entre outras.
Nos anos 90 o esporte passa a ser visto como meio de promoção à saúde acessível a todos manifestada de três formas: esporte educação, esporte participação e esporte performance.
A Educação Física finalmente regulamentada é de fato e de direito uma profissão a qual compete mediar e conduzir todo o processo.
Os passos da profissão:
1946 - Fundada a Federação Brasileira de Professores de Educação Física.
1950 a 1979 - Andou meio esquecida com poucos e infrutíferos movimentos.
1984 - Apresentado 1º projeto de lei visando a regulamentação da profissão.
1998 - Finalmente a 1º de setembro assinada a lei 9696 regulamentando a profissão com todos os avanços sociais fruto de muitas discussões de base e segmentos interessados.